T

31/03/2012

VÍRUS SE ESPALHA NO FACEBOOK

Posted by   on


Quase 500 milhões de pessoas em todo o mundo acessam o Facebook todo dia. O Brasil é um dos países de maior crescimento 268% em 2011. Atualmente há 37 milhões de usuários ativos mensalmente. O Facebook é sim a maior rede de relacionamento no momento. Mas não é sobre esse assunto que queremos tratar e sim da segurança do sistema. Na febre do Orkut ouvia-se muito falar em roubo de senha, pessoas que perdia seu perfil por algum hacker o contrario do que se ouvia e ouve falar do Facebook pois muitos defende como sendo o mais seguro. Cerca de 3 em cada 10 usuário já experimentaram alguma forma de ameaça online como infecção por VÍRUS ou tentativa de golpe de acordo uma recente pesquisa da empresa de segurança Webroot.

Recentemente muitos usuários depararam com um "aplicativo" que diz: VEJA QUEM TE VISITOU NO FACEBOOK Ao clicar nesse tipo de link o usuário é direcionado a uma pagina de um aplicativo que será instalado no seu navegador e ganhara acesso ao seu perfil e faz o que quiser dele. Segundo especialista esse vírus é conhecido como KOOBFACE  foi criado para se disseminar sozinho ele não tem acesso a senha do usuário mas é capaz de detectar quando a pessoa está logada ai começa a divulgar mensagens falsas levando seguidores da conta a clicarem e assim se contaminando tambémO Twitter tem bloqueado rapidamente as contas de usuários que tiveram seus PCs infectados. Sua primeira aparição foi há duas semanas e a cada dia está crescendo sua atuação criminosa. Há duas principais campanhas deste vírus no Facebook que são: Mude a cor de seu perfil no Face e Veja que te visitou no Facebook para os especialista esses aplicativos consegue infectar o usuário de duas maneiras uma delas é a mais básica que pede para pessoa instalar o aplicativo assim o vírus consegue se passar por você. A segunda ação é mais perigosa é a que solicita a instalação de um plug-in  que consegue ler suas senhas e mesmo que mude ele consegue ler a nova.
                                            Veja como se livrar deste mau
O vírus não esta em sua pagina do Facebook ou Twitter e sim em seu navegador mais precisamente nas Extensões. O Facebook  costuma ser eficiente na exclusão de aplicativos cuja intenção e espalhar vírus pela rede. Para uma maior segurança é fundamental a colaboração dos usuários. Se seu perfil se identifica com ação deste vírus vá em extensões de seu navegador que você mais usa e exclua o plug-in malicioso. Mais atenção o vírus terá um nome conhecido é comum ser Adobe Flash Player. Ative o modo de navegação https em Configuração de conta> Segurança>Navegação Segura isso no Facebook. Não curta atualizações em inglês sobre fotos de segurança da rede. Caso perceba que há uma modificação indevida em sua conta e suspeita que alguém esta tendo acesso a ela siga as instruções acima e mude sua senha rapidamente. Ligue o seu desconfiômetro duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook que nunca ofereceu mudar a cor do seu perfil e nem mostrar quem te visitou. E por ultimo instale m bom Antivirus.  Atualmente, o Facebook afirma que menos de 4% do conteúdo compartilhado no site é spam, o que afeta cerca de 0,5% dos usuários. Como a rede social já passa dos 800 milhões de perfis, isso significa algo próximo a 4 milhões de pessoas. A empresa tem uma equipe de pelo menos 30 engenheiros voltados exclusivamente para a segurança na rede. Mas, como afirmou o engenheiro Pedram Keyani ao WSJ, a batalha contra spams nunca termina. “Este é um jogo que nunca terá um vencedor ou um perdedor. Continuaremos a lutar.” O aplicativo “Mude a cor do seu Facebook” apagado hoje pode, por exemplo, surgir amanhã como “Mude a cor do seu perfil no Face”. Para o analista de malware Fábio Assolini, trata-se dos mesmos golpistas do Orkut na rede social do momento, o Facebook. “Surpreende-me tantos usuários caírem nessa. Isso mostra que o brasileiro ainda não aprendeu”, diz. As senhas roubadas, segundo ele, podem ser usadas na distribuição de trojans bancários, tipo de vírus que tenta ganhar acesso a contas de bancos na internet.









Nenhum comentário:
Write comentários

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter