T

20/11/2012

VERGONHA: IDOSA DE 68 PASSA TRÊS DIAS INTERNADA SENTADA NO CORREDOR DE HOSPITAL EM GOIÁS

Posted by   on

Idosa de 68 anos internada a três dias sentada em uma cadeira no corredor.

Uma mulher de 68 anos foi encontrada internada sentada em uma cadeira, no corredor de um hospital público de Anápolis, a 55 km de Goiânia. O flagrante foi registrado pela equipe de reportagem da TV Anhanguera, que visitou a Santa Casa de Misericórdia com uma câmera escondida. Luzia Ferreira dos Santos, que mora no município de Abadiânia, disse que estava naquela situação havia três dias. A idosa estava recebendo tratamento para pneumonia e bronquite. Para receber a medicação intravenosa, o braço da mulher ficava apoiado sobre uma mesa. A filha da paciente, Maria da Glória Lemes dos Santos, reclama do descaso. “Ela está sentindo cansaço, está inchada e não dorme. Dorme sentada”, observa. Além de Luzia, outros pacientes estavam instalados no corredor para atendimentos e internações. A paciente foi retirada do hospital pela filha Maria da Glória, antes que a idosa recebesse alta.                                            
Uma outra idosa de 79 anos reclamava de uma dor na coluna devido a uma fratura. As cenas mostram que dentro da unidade não havia médicos nos consultórios e a fila de espera era enorme. Um funcionário relatou que os médicos não estavam em suas salas por estarem no plantão. A cada momento chegava mais pacientes em busca de atendimento. As macas das ambulâncias eram usadas pois as do hospital estavam ocupadas. Na reportagem é possível notar a reclamação acompanhada a dor, tanto física e moral por não ter um atendimento humanizado, pois até as senhas preferenciais não tinha, como relata uma paciente de 63 anos. Pouco tempo depois da gravação para a televisão, um pediatra passou atender.  

                                                                             
O diretor do hospital, José Maria, explicou que só havia um ortopedista no período em que a gravação foi feita. “Alguns pacientes têm até razão. Muitos pacientes são caso de ambulatório e que a gente está atendendo no serviço de emergência para não deixar o paciente sem atendimento. Na verdade, estamos com uma dificuldade muito grande de conseguir especialistas. Inclusive, a Santa Casa também não tem ortopedista pelo mesmo motivo”, explica o diretor.  O secretário de Saúde de Anápolis, Luiz Carlos Teixeira, assistiu às imagens e disse que têm sido feitas reuniões constantes com os hospitais e com o Ministério Público. “Como gestores, temos a preocupação de procurar resolver situações como essas, mas nós entendemos também que a médio e longo prazos nós conseguiremos melhorar e resolver esse problema”

G1 Goias/Festmega Noticias

Nenhum comentário:
Write comentários

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter