T

04/07/2017

EU A DIABETES E A CURA

Posted by   on

Jamelão planta que cura

Jamelão é uma planta muito comum no Brasil, é famosa por suas características hipoclicêmicas, grande aliada no combate a diabetes e também no combate ao colesterol.

É da família das Malvaceae, também conhecida como jamelão, azeitona, jalão, jambeiro, jambuí, oliva, oliveira.

Trata-se de uma árvore de porte alto, cultivada no Brasil. Os galhos e as folhas são colocados aos pares e os frutos são de coloração arroxeada, seus ramos e flores são dispostos em pares.

O jamelão é natural da Malásia, sendo encontrado na China, Austrália, Antilhas e Brasil, sendo comum em todo o país.

É muito usado pela população indígena e cabocla do país há centenas de anos. O fruto é consumido in natura e presta-se à fabricação de geleias.

As partes mais usado do fruto é a cascas da arvore,folhas e sementes pulverizadas.

Todas as partes do jamelão possuem propriedades medicinais, incluindo frutos, folhas, sementes e cascas.

Sementes: Contem óleos graxos e taninos
Cascas:     possui atividade antibacteriana, hipoglicêmica e                           sedativa. é muito usada para tratar a bronquite, asma,                   úlceras sendo administrada via oral.
Folhas:     Possui hipoglicêmica

Sendo aplicado sobre a pele e boca diminui as inflamações leves.

No tratamento do diabetes mellitus

O jamelão é muito conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de açúcar de sangue, sobretudo as sementes, que possuem jamboline, substância que impede a conversão do amido em açúcar, auxiliando no tratamento do diabetes. 

O suco da fruta também tem essa propriedade, porém o efeito das preparações de sementes é mais acentuada. O extrato aquoso das sementes do jamelão produzem uma queda acentuada do açúcar no sangue. 

Na medicina aiurvédica é dito que o jamelão é sinérgico com o quiabo quando são consumidos juntos, potencializando a redução de açúcar no sangue. as sementes desta planta impedem a conversão do amido em açúcar.

Neste caso, para diabéticos, o uso regular durante as refeições é recomendado. As sementes de jambolão devem ser cozidas.

Contraindicações e efeitos colaterais:

Em pacientes diabéticos, o nível de glicose no sangue deve ser monitorado, vez que o consumo excessivo pode causar hipoglicemia.

Em casos de diarreia, um médico deverá ser consultado. O consumo em excesso durante a gravidez e fase de amamentação não é recomendado.

Posologia:

Adultos 9g de partes secas ou 2g de partes verdes (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) de cascas ou sementes em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs

Uso interno (como chá ou gargarejos) ou uso externo tópico em compressas e lavagens; Pó das sementes: 1 a 2g do pó dissolvido em água 3 vezes ao dia ou em dose única (30 sementes equivalem a 1,9g).

Modo de usar:

Tintura das sementes:  20 gotas de tintura em meio cálice de água 3 vezes ao dia. Diabetes.                                                       Hipoglicemiante e adstringente.
In Natura:                      Fruto como ingredientes para tortas e doces
Decocção:                       de 0,3g de pó das sementes secas em 150ml de água 4 X ao dia      

Nota:  Não há ainda estudo científico que comprove sua eficácia como hipoglicemiante




Nenhum comentário:
Write comentários

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter