T

22/10/2017

CASO CARLINHOS 44 ANOS EM CATIVEIRO

Posted by   on

Carlos Ramirez da Costa ( o Carlinhos) 10 anos em 1973

Era noite de quinta-feira, 2 de agosto de 1973. Maria da Conceição Ramirez assistia tv com cinco de seus sete filhos em casa, na Rua Alice, em Laranjeiras. 

Alguém desliga a energia da casa e entra armado com rosto coberto pedido que Maria da Conceição entregasse seu filho Carlinhos a ele.


Seu marido, João Costa, havia saído de carro com as duas crianças menores. Começava assim um dos mais intrigantes casos de sequestro do país. 

Quarenta e quatro anos mais tarde, o mistério sobre o que aconteceu com o menino depois daquela noite permanece indecifrável.

No início dos anos 70 não era comum relatos de sequestro, ainda mais tendo uma criança como vítima.

O sequestro de Carlinhos ainda é o caso mais misterioso até hoje por não ser solucionado mesmo tendo atenção de toda imprensa nacional.

O sequestrador ao invadir a casa e ter pegado o menino deixou um bilhete onde exigia uma contia de 100 mil cruzeiros pela liberdade de Carlinhos.

No bilhete também havia uma ameaça contra a vida do menino caso a família reagisse contra as regras dos criminosos.

Doações

Apesar de serem proprietários do negócio, os pais do menino não possuíam o dinheiro exigido para pagar pelo resgate.

Para completar o desespero da família o pai de Carlinhos estava enfrentando uma crise econômica, foi ai que a comunidade, comovida, se uniu para fazer doação onde superou um total de 300 mil.

Não há relatos onde foi parar todo este dinheiro arrecadado e em meio a várias duvidas o pai do menino tornou-se suspeito de forjar o sequestro afim de se livrar de sua crise econômica.

Boatos ???

O caso Carlinhos tornou-se rapidamente manchetes de todos o jornais em todas as mídias da época e com isso foram surgindo muitos boatos.

Na época dava-se que o pai de Carlinhos estava tendo um caso com a secretária os dois teriam planejado o rapto.

Os jornalistas que cobria achava muito estranho a mãe sempre estar sorridente e se mantinha como celebridade.

Um outro boato envolvendo a mãe de Carlinhos,  dizia que ela mantinha um caso com um pai de santo e este homem havia sequestrado o menino e levado para o Maranhão.

Réu confesso

Seis meses depois do sequestro em 1974 um homem chamado Adilson de Oliveira se apresentou à polícia, assumiu a autoria do crime e revelou que João Costa (pai) havia sido o mandante.

O pai de Carlinhos chegou a ser preso, e liberado pela polícia no dia seguinte graças a um habeas corpus. Mais tarde, os investigadores descobriram que a confissão de Adilson não era verdadeira e, com a falta de provas, o caso foi encerrado.

Os boatos, a pressão e a desconfiança levaram os pais do menino a se divorciar.

Reviravolta do caso

A polícia na época era muito despreparada para lidar em casos de sequestro onde em 1977 um detetive particular conhecido por Bechara foi contratado para investigar.


Na investigação do detetive, voltou a levantar as acusações de que João Costa(pai) teria forjado o sequestro de Carlinhos. 

Segundo ele, como o pai do menino estava completamente falido, ele teria criado um plano mirabolante para conseguir dinheiro.

O caso foi reaberto pela polícia, e análises no bilhete deixado pelo sequestrador apontaram que ele havia sido redigido por um homem chamado Silvio Pereira, funcionário de João.

Curiosamente, também veio à tona que Vera Lúcia, a irmã mais velha de Carlinhos, teria reconhecido Silvio no dia do sequestro, mas, depois de dizer isso ao pai, João teria dito à filha que se ela falasse a respeito do assunto, ele seria preso.

O funcionário chegou a ser condenado a 13 anos de prisão, mas, após um recurso apresentado pela defesa, ele foi absolvido.

O envolvimento de João Ramirez da Costa no sequestro do filho jamais foi comprovado pela polícia. Ele se casou novamente e vive com a segunda mulher no Rio de janeiro.

Já a mãe do menino, Maria da Conceição, mora em uma quitinete com a filha mais velha e já recebeu a visita de mais de 10 homens que diziam ser Carlinhos.

Veja o vídeo de toda história




Nenhum comentário:
Write comentários

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter